Pesquisa

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O PODER DA PALAVRA - J. B. Rodrigues

 Dentre todos os animais da criação, apenas o homem - chamado racional- possui a capacidade da fala. A capacidade de expressar-se audivelmente de maneira articulada e inteligível. Logo, a importância das palavras torna-se, indiscutivelmente, vital para o ser humano. Daí a necessidade de estudar a linguagem; aprimorar a maneira de se expressar; enriquecer o vocabulário. É através das palavras que expressamos idéias, e damos forma e sentido à imaginação.

Mas as palavras não apenas servem como instrumento para expor o que pensamos. Elas têm um efeito muito maior quando usadas com propriedade e eloquência. Elas podem formar a opinião de milhões de pessoas e mudar o próprio curso da história. Palavras bem escolhidas, e ajuntadas de forma articulada, têm formado os mais famosos discursos, principalmente na esfera política. Hitler, por exemplo, com seus discursos inflamados arrastou uma nação inteira ao extremo fanatismo de adorá-lo como um deus. Dentre suas célebres frases destaco a seguinte: “Palavras erguem pontes para regiões inexploradas”. Foi mesmo assim. Suas palavras que pregavam a estúpida doutrina nazista de uma raça superior conduziram milhares de jovens para as mais obscuras regiões da crueldade humana, jamais exploradas pela nação alemã. Churchil, Roosevelt, Lincoln, entre outros, também inspiraram milhões com suas frases de efeito, algumas eternizadas na história.

Mas há que se dizer que, as palavras, são como uma faca de dois gumes, no efeito que produzem. Num discurso de mil palavras, basta uma para denegrir a imagem do orador. A palavra que tem por objetivo expor idéias, se mal interpretada, pode deturpar totalmente a mesma idéia. Por isso, todo o cuidado é pouco com as palavras. Uma vez ditas, são como águas derramadas na terra. Não se pode desfazer o ato, nem evitar o lodo.

Palavras têm o poder, também, de ferir. Ferem a alma, o orgulho, os sentimentos, o respeito próprio, como nenhuma outra arma é capaz de fazê-lo. Mas, felizmente, as palavras certas podem também curar, elevar a estima, incentivar ao melhor, estimular o amor, entre tantas outras coisas boas...
Portanto, sejamos sábios com as palavras, pois, segundo a Bíblia – cujas palavras a tornam o livro mais lido no mundo – as palavras são a tradução do que há no coração do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário